quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Dicas de Saúde

Mulheres,
Como sugerido por uma esposa, esta semana postaremos Dicas de Saúde sobre Infertilidade. Se você também tem dúvidas sobre algum assunto, escreva um comentário ou nos envie um e-mail.

Infertilidade

Se depois de um ano de tentativas para ter um filho, o casal não conseguir, quer dizer que um dos dois ou ambos sofrem de infertilidade.

Em 10% dos casos, a causa não é diagnosticada, denominando-se "infertilidade sem causa aparente". Porém, isso não significa que não há tratamento.
· A infertilidade se refere à falta de gravidez, após um ano de tentativa, atingindo aproximadamente 15% dos casais em idade reprodutiva. Considera-se, atualmente, que 35% das causas sejam femininas e, outras 35%, masculinas, sendo que em 20% dos casos, os fatores estão associados ao casal.

Causas Femininas

· Presença de um muco cervical que impede a passagem dos espermas; · Problemas nas trompas ou tubas uterinas; · Dificuldade de crescimento e liberação do órgão m função de distúrbios hormonais (Maioria dos casos); · Endometriose (presença de endométrios fora do útero); · Ligação de trompas do útero.

Causas Masculinas

· Dificuldades durante o ato sexual;
· Anomalia nos espermatozóides;
· Vasectomia;
· Diminuição da quantidade de espermatozóides;
· Pouca mobilidade dos espermatozóides.

Tratamento

Para homens, o tratamento mais indicado é eficaz e muito simples. O PESA (sigla inglesa para: aspiração percutânea de espermatozóides), é uma injeção nos testículos. Não é necessária nenhuma anestesia.

No caso das mulheres existem mais opções:

Indução da Ovulação: Utilizada em casos de ovários policisticos ou com anomalias na ovulação. O ovário é estimulado a produzir óvulos na época certa, que é quando o casal deve ter relações sexuais. Recomenda-se o monitoramento feito por ultra-som.

Inseminação Intra-Uterina: Injeção de um certo número e quantidade de espermatozóides dentro do útero 36 horas após a ovulação.

Fertilização In-Vitro: É o conhecido bebê de proveta. Utilizado apenas quando nenhum outro método de tratamento tiver dado resultado. Os óvulos são retirados e depois fecundados com outros espermas. São colocados alguns embriões no útero e o resto é congelado.

ICSI: Também pode ser utilizado para tratar infertilidade masculina. Consiste na retirada de espermas e na injeção dos mesmos diretamente no ovário. Depois os embriões são implantados no útero com as mesmas técnicas do bebê de proveta.

De todos esses tratamentos, o último é o que demonstra mais resultados: existe uma chance de 50% de engravidar na primeira tentativa.

Lutando pelo sonho

A fim de evitar desgaste emocional para o casal, o ideal é que o diagnóstico seja obtido rapidamente, se possível, no período de dois a três ciclos menstruais. O tratamento, em certos casos, pode ser em longo prazo, por isso, há necessidade de muita confiança no especialista que elegeram para acompanhá-los. Exames no período certo e orientações devem ser obedecidos. Além disso, confiança é imprescindível. Vale a pena lutar!

MUITAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS OFERECEM TRATAMENTO GRATUITO PARA CASAIS QUE TENTAM TER UM FILHO!

Um grande abraço,
Equipe de Comunicação e Desenvolvimento Social

Fonte: Associação Paulista de Medicina