quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Dicas para cuidar da pele

Você que vai passar mais tempo fora de casa, seja viajando, passeando, ou apenas se exercitando, cuide-se. Precauções simples podem ser tomadas para garantir que a suas férias seja uma fonte de prazer, e não de doenças.

Use protetor solar diariamente, antes de sair ao sol. Proteja principalmente as partes do corpo que ficam mais expostas ao sol, como rosto, mãos, antebraços, ombros, orelhas, nuca e testa. E não esqueça de um protetor para os lábios, que podem rachar se ficarem desprotegidos.

Reaplique o protetor solar com freqüência, se tiver que ficar períodos prolongados sob o sol, depois de um banho de mar ou de piscina, tiver excessiva transpiração ou atividade que tenha requerido esforço adicional.

Protetor solar é um recurso para ser usado o ano todo, e não apenas no verão ou dias de sol claro, mas também nos dias nublados, porque 80% dos raios solares penetram nuvens leves e neblinas. A maior parte da exposição ao sol que as pessoas enfrentam ao longo da vida ocorre durante atividades rotineiras, enquanto você cuida do jardim ou leva o cão para um passeio.

Saiba o fator de proteção mais adequado para o seu tipo de pele. O Fator de Proteção Solar, geralmente indicado por um número entre 2 e 50, indica quanto mais tempo uma pessoa pode permanecer sob a luz direta do sol, usando um protetor, antes de começar a queimar, do que ficaria sem usar proteção alguma.

Use chapéu e roupas adequadas. Aquele bonezinho pode ajudar muito na sua proteção, e roupas de algodão, de cores escuras, podem contribuir para proteger o corpo.

Não se esqueça dos óculos de sol. E escolha lentes que bloqueiem raios ultravioletas A e B.

Sempre que possível, fique à sombra, principalmente nas horas mais quentes, próximas do meio-dia. Planeje suas atividades para antes das 10 da manhã e para depois das 4 da tarde, quando os raios do sol são menos intensos.

Proteja as crianças. As de até 6 meses devem ser mantidas fora da luz direta do sol a todo custo. Mas, se não houver sombra à vista, use protetor solar. Pergunte ao seu médico qual o mais indicado para a criança.

Os cuidados têm que ser maiores em grandes altitudes e em climas tropicais, porque as radiações solares são mais intensas nessas áreas. Lembre-se de usar sempre protetor solar, reaplicando com freqüência.

Tome muito cuidado com superfícies que refletem a luz, como areia, espelhos ou água. Se estiver por perto de alguma, passe protetor solar na pele mesmo que esteja sob a sombra, porque os raios refletidos podem atingir você.

Cuidado com os remédios que você usa, porque alguns deles podem fazer com que sua pele fique mais sensível ao sol. Pergunte ao seu médico.

Procure hidratar o corpo depois de se expor ao sol. Prefira loções e cremes que contenham hidratantes como vitamina E ou aloe vera, para repor a umidade perdida durante a exposição ao sol.

Fonte: Associação Paulista de Medicina – APM


Um grande abraço,
Equipe de Comunicação e Desenvolvimento Social
FEMSA Brasil