terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Dicas para iniciar ou incrementar o seu dia

Fazer exercícios de manhã melhora o metabolismo durante o dia?
Se os exercícios forem feitos antes do café da manhã, não haverá ganho adicional ou superior. Em geral, a qualquer hora que você se exercite, haverá melhora no metabolismo durante a sessão e por algum tempo depois. Alguns estudos mostram que quanto mais intensamente você se exercitar, mais longamente as taxas metabólicas se mantêm altas. A magnitude e duração desse aumento varia de pessoa para pessoa e de exercício para exercício.

A crença de que treinar de estômago vazio faz queimar mais gordura não é verdadeira. Durante o exercício, os músculos queimam uma combinação de carboidratos e gordura. Quando se chega a uma forma física mais desenvolvida, os músculos utilizam uma porcentagem maior de gordura para a energia.

Gordura corporal e intensidade de exercício
Sempre que nos exercitamos, estamos queimando, ao mesmo tempo, gordura e carboidrato. Também queimamos mais energia (calorias) com exercícios de mais intensidade. Então, se os batimentos estão mais acelerados, é porque estamos usando maior percentagem de carboidrato (como glicogênio, a forma de armazenagem de carboidrato encontrada nos músculos) e, como estamos usando mais energia, usamos mais gordura também. Isso significa que queimamos um número maior de calorias gordurosas numa intensidade alta de exercício, num período igual de tempo.

A Faculdade Americana de Medicina Esportiva recomenda 30 minutos ou mais de atividade física de intensidade moderada, todos os dias da semana. Atividade moderada é o equivalente a caminhar à velocidade de 4,8 a 6,4 quilômetros por hora, durante 20 minutos.

Com base em uma pesquisa epidemiológica, os efeitos mais benéficos dos exercícios moderados são obtidos para doenças do coração, hipertensão, diabetes sem dependência de insulina, osteoporose, câncer do cólon, ansiedade e depressão. Se você se exercita a uma intensidade moderada, também é mais provável que você se sinta motivado a prosseguir se exercitando do que se usasse uma intensidade alta.

Estabelecer metas e monitorar o seu progresso também o ajudará a seguir em frente. E, se você tiver dificuldades de fazer os 30 minutos de uma só vez, tente começar se exercitando de oito a 10 minutos por dia.

Uma boa receita é fazer 20 minutos de exercícios aeróbicos três vezes por semana, para alcançar benefícios mínimos. À medida que você for entrando em forma, pode ir aumentando, gradualmente. E não se esqueça de inserir exercícios de força e de flexibilidade em sua rotina.

Faça um bom programa, e confira como você se sente.

Fonte: Associação Paulista de Medicina – APM


Um grande abraço,
Equipe de Comunicação e Desenvolvimento Social
FEMSA Brasil