sexta-feira, 30 de outubro de 2009

15 dicas para economizar nas contas de luz e água e ainda preservar o meio ambiente

O mundo contemporâneo abriga uma grande preocupação em relação ao meio ambiente, isso porque durante muito tempo o homem destruiu seu habitat em nome da evolução, pois se acreditava que assim a espécie humana viveria melhor.

Agora a sociedade terá que fazer o caminho inverso, temos que preservar o meio ambiente para viver melhor. Esse fato não envolve nenhum grande segredo ou formula mágica, com pequenas ações no nosso cotidiano podemos fazer a diferença no futuro do nosso planeta.

O site de anúncios de imóveis www.vaidireto.com.br expõe abaixo 15 dicas fáceis de você adaptar ao seu cotidiano, e que ainda ajudarão de maneira significativa na hora de você pagar as contas da sua casa.

Vale a pena lembrar que o mais importante das dicas é além de economizar, criar um novo comportamento na sociedade em relação ao uso dos recursos naturais.

1. Você sabia que a geladeira perto do fogão ou de uma janela recebe muito sol, assim ela terá de trabalhar mais para se manter fria, e a sua conta de luz irá ver a diferença.

2. Procure usar iluminação natural ou lâmpadas fluorescentes, que gastam a quarta parte de energia que gastam uma incandescente, e duram mais.

3. Deixe as bocas de fogão desligadas minutos antes de a comida ficar pronta. Elas ainda se manterão quentes por um tempo. O mesmo pode ser feito com o ferro de passar


4. Cada lavagem na máquina de lavar gasta 150 litros de água, por isso procure usá-la somente quando estiver cheia de roupa.


5. Você pode trocar a descarga com válvulas (que gastam 10 a 30 litros quando acionadas) por aquelas que acompanham caixas de 6 litros de água.


6. Ao lavar o carro com mangueira, se gasta, em média, 570 litros de água. Se você usar baldes, gastará um décimo disso.


7. Escolha por lavar roupas na maquina com água fria. Isso economiza de 80% a 92% de energia.


8. Não compre eletrodomésticos que não sejam muito necessários, como faca elétrica, máquinas de fazer sucos, maquina de café, etc.


9. Apague as luzes quando não precisar delas. Diminuir os gastos de eletricidade ajuda a reduzir a produção de dióxido de enxofre proveniente das centrais elétricas.


10. Evite manter a temperatura interna do refrigerador inferior a 5 ou 6 graus. Isso aumenta o consumo energético em cerca de 7%.


11. Deixando seu banho para mais tarde você também pode contribuir. O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia, o ideal é evitar seu uso em horários de maior consumo (de pico): entre 18h e 19h30min e, no horário de verão, entre 19h e 20h30min.


12. Aquela espiadinha na porta da geladeira não é tão necessária. Aberta, há um maior consumo de energia para manter a temperatura. Não deixa a porta aberta enquanto pensa no que vai tirar dela, nem a abra e feche repetidas vezes.


13. Procure regar plantas com regador para reduzir as perdas de água, e somente pela manhã ou no fim da tarde. Se utilizar mangueira, prefira uma com válvulas tipo "revólver" que economiza água.


14. Quando não estiver utilizando, não deixe torneiras abertas. Escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira fechada economizando assim mais de 21 litros por vez.


15. A vassoura pode ser uma grande aliada. A limpeza com mangueira em 15 minutos, cerca de 280 litros de água.


Fonte: www.mundomulher.com.br


Um grande abraço,
Equipe de Comunicação e Desenvolvimento Social
FEMSA Brasil